5 dicas para fazer fotos criativas em casa

Share on twitter
Share on linkedin

Por conta da pandemia do coronavírus, muitos de nós têm permanecido mais tempo em casa como medida de prevenção. Mas nessa situação, aprender algo novo ou continuar a desenvolver uma habilidade, como fotografar, pode ser difícil. Como fazer fotos criativas em ambientes que vemos todos os dias? Confira essas cinco dicas que nós, da Áurea Fotográfica, preparamos para você!

Procure as sombras

Elas estão em todos os cômodos da sua casa. Os raios de luz, naturais ou não, formam incríveis sombras ao atravessarem vidros, encontrarem e refletirem em objetos.

É possível, ainda, manipular para formar sombras desejadas. Sem contar as cores. As do sol da manhã são bem diferentes daquelas do fim do dia, e isso vai aparecer na sua foto. Se preferir, fotografe em preto e branco e veja como essas cores se destacam!

Olhe para os pequenos detalhes

Com uma câmera compacta e lente macro em mãos, é possível praticar a macro fotografia. Perceba os pequenos detalhes ao seu redor.

Uma pequena flor solitária no meio do gramado, uma abelha que descansa sobre um copo, as gotículas de água no vidro e nas plantas. Aproveite o tempo, relaxe, observe e pratique o foco. 

Use a pintura com luz

Essa técnica consiste em dar luz a objetos com uma lanterna, para então fotografá-los. Escolha um cômodo, descanse seu objeto sobre uma superfície, apague as luzes e ilumine apenas o que será fotografado. Ter um tripé pode facilitar, pois ajuda a concentrar no assunto e trabalhar com os focos.

Tenha um pequeno estúdio

Não, você não precisa ter um estúdio super equipado. Mas nem sempre o dia está ótimo lá fora e é bom ter um espaço para fazer fotos criativas com colagens, natureza-morta, fotografias de familiares, amigos e pinturas.

Idealize um estúdio simples: uma mesa, speedlights e o que for preciso para compor suas imagens.

Continue estudando

Fotografar exige prática e muito estudo. Além de aprender em cursos presenciais, busque por aqueles online, leia artigos, frequente grupos de fotógrafos ou se inscreva em canais da área. O aprendizado deve ser constante!

Para conferir mais conteúdos de fotografia e audiovisual, acompanhe nosso blog!

Deixe sua resposta

WhatsApp chat