9 dicas para você fazer aquela foto profissional no celular

Share on twitter
Share on linkedin

Os smartphones chegaram para revolucionar a vida de todos, não é mesmo? Para se ter uma ideia, 230 milhões desses aparelhos estão ativos no Brasil. Sim, há mais celulares do que habitantes no país. Um dos seus recursos é a câmera, prática e fácil de manusear. Por isso, muitas pessoas a usam para fotografar seus produtos e divulgá-los nas redes sociais. No entanto, boas fotos não são tão fáceis de criar. Por isso, nós separamos para você, 9 dicas para fazer aquela foto profissional no celular e caprichar na divulgação do seu negócio.

1.Configure a resolução de sua câmera

Para não atingir rapidamente o limite de armazenamento dos smartphones, as câmeras são configuradas em baixa resolução. Mas você pode alterar esse padrão. A maioria dos aparelhos possui resoluções superiores, como Full HD ou 4K.

2.Fotografe com foco manual

O foco manual possibilita maior controle sobre o objeto a ser fotografado. Já o foco automático, geralmente configurado como padrão, pode ter um desempenho inesperado e alterar o foco que você preparou.

3.Nada de flash, ok? Aproveite a luz natural

Flash de smartphones, definitivamente, não é uma boa. Prejudicam muito a iluminação e as cores dos objetos. Podem desbotá-los, criar sombras desnecessárias de aparência angular, o que não é nada agradável.

Portanto, fotografe sem flash e saiba aproveitar a iluminação natural, muito mais agradável e atraente. Caso precise de um flash, escolha uma luz difusa. Ela será eficiente para iluminar os objetos e cria uma luz suave com as sombras.

4.HDR: fundamental para uma foto profissional no celular

Deixe o HDR no modo automático. Assim, você consegue tirar várias fotos da mesma cena simultaneamente em exposições diferentes e, em seguida, combiná-las para criar a melhor foto.

Só tome o cuidado para encontrar a medida certa de uso, pois se for em demasia, pode atribuir um aparência muito artificial para o seu produto.

5.Zoom digital? Melhor não!

Além do flash, o zoom é outro recurso a ser evitado, pois distorce ou aumenta a cena. O melhor a fazer é se aproximar o quanto puder do que será fotografado. E não tenha preguiça para testar as distâncias numa mesma foto. Isso é essencial para você conseguir um bom resultado.

6.Seja cuidadoso com a lente

A lente é, provavelmente, a parte mais ignorada pelos donos de smartphones. Muitos largam o aparelho de qualquer jeito em superfícies, sem considerar que podem arranhá-la ou quebrá-la.

Uma lente suja, oleosa e úmida, pode deteriorar o vidro, o que afeta a qualidade da imagem. Se você quer tirar fotos profissionais no celular, limpe a lente sempre que for fotografar e, se possível, use um protetor, pois acidentes realmente acontecem.

7.Ative e utilize o enquadramento

Sabe aquela grade na tela? É importante! Com ela você consegue ter um enquadramento melhor, decidir qual o melhor ângulo e conferir se à cena desejada esteja na foto.

Aliás, certifique-se também, sobre o cenário ao fundo. Os objetos que o compõem, são realmente pertinentes para a foto? Tenha objetividade na sua fotografia e considere apenas o necessário para valorizar seu negócio.

8.Prefira fotografar na horizontal

Considere o enquadramento e composição da foto para refletir como é mais interessante fotografar na horizontal. Você consegue, assim, incluir mais objetos relevantes ao seu cenário.

9.Saiba trabalhar com as sombras

Você lembra das dicas sobre iluminação e uso de flash? Às vezes pode não ser suficiente e aí você vai precisar exercitar seu talento para lidar com as sombras. Use-as a seu favor para causar um efeito dramático na foto. Só não exagere!

Viu como não há muitos segredos para criar uma foto profissional com celular? Pratique bastante, tire várias fotos das mesmas cenas até chegar onde deseja e, se quiser se profissionalizar ainda mais, conheça nosso curso de Fotografia e Vídeo para negócios com smartphone!

Para conferir mais conteúdos sobre fotografia e audiovisual, acompanhe nosso blog!


Link para página do curso

Link para blog.

Deixe sua resposta

WhatsApp chat