99% das pessoas que adotaram conteúdo em vídeo nas suas estratégias de marketing no ano passado, continuam com seu uso em 2020. O que há de tão interessante nesse tipo de conteúdo a ponto de torná-lo uma estratégia fundamental para os negócios? Acompanhe o texto a seguir!
Afinal, o que é conteúdo em vídeo?
A estratégia de conteúdo em vídeo – também chamada de marketing em vídeo -, é a produção de vídeos sobre produtos e serviços, com o intuito de atrair, engajar e manter clientes.
Os vídeos são muito eficientes na tarefa de informar o espectador, pois nosso cérebro consegue absorver melhor e mais rapidamente esse tipo de conteúdo. Tanto que ele é, de fato, muito consumido. As pessoas assistem, em média, a 16 horas de vídeos online por semana!
Vantagens do marketing em vídeo
Em 2019, de acordo com o State of Video Marketing 2020, 87% dos negócios utilizaram vídeos como ferramenta de marketing e, em 2020, essa média deve se manter mesmo com a crise causada pela pandemia do coronavírus. Mas para você ter uma ideia, há quatro anos esse número era de apenas 61%! Uma diferença e tanto!
Mas quais as suas vantagens que justificam esse crescimento?
Melhor ranqueamento
Da mesma forma que um conteúdo textual é ranqueado de acordo com os algoritmos do Google, isso acontece com os vídeos. Quanto maior a qualidade e engajamento com o público, melhor o seu posicionamento.
Maior engajamento
Como falamos, o cérebro humano processa mais rapidamente informações através de um vídeo. Por isso, eles são mais oportunos para ajudar uma pessoa a resolver um problema e acelerar seu caminho pelo funil de vendas.
Não tem nada ver com gostar ou não de ler. Qualquer pessoa tende a clicar num vídeo, pois presume que assim, vai acessar mais rápido informações de seu interesse. Não é à toa que 86% das pessoas gostariam de assistir mais vídeos de marcas em 2020.
Conversão eficiente
Um conteúdo de vídeo de marketing digital deve ser interessante o suficiente para atrair o público desejado. Para isso, imagens, músicas e locuções atraentes são fundamentais para produzir um vídeo persuasivo.
Sobre o que deve ser esse conteúdo? Em 2019, 96% das pessoas assistiram a vídeos que explicam melhor sobre um produto ou serviço. Mas há outros tipos: vídeos de apresentação, depoimentos, reviews, vendas e anúncios, são também muito comuns.
Aumento do ROI
Os vídeos aumentam o ROI das empresas, mesmo com o crescimento do investimento para a produção desse conteúdo. Em 89% das estratégias de marketing em vídeo, o retorno de investimento foi considerado bom. Sem contar o sucesso na geração de leads e acesso às páginas das empresas.
Vídeos nas redes sociais
O YouTube continua sendo a plataforma mais utilizada para postagem de vídeos de todos os tipos, e mais de 80% daqueles que fizeram isso em 2019, obtiveram sucesso.
Mas em 2019, outras redes também apresentaram bons resultados:
- LinkedIn: foi descrito como mais eficiente no marketing de vídeo: 87% de sucesso.
- Facebook: o utilizado para disseminar conteúdo em vídeo. 85% dos profissionais afirmaram ter alcançado sucesso.
- TikTok: é vista como uma plataforma em potencial. Calcula-se que, em 2020, seja a adotada por 15% dos profissionais do marketing.
Agora ficou clara a razão do crescimento dos vídeos para negócios, não é mesmo?
Se você é produtor desse tipo de conteúdo ou quer se tornar um, que tal fazer um curso presencial para aprender mais? Nosso curso de Vídeo e YouTube para negócios , em Florianópolis, vai lhe ajudar a se tornar um profissional na produção de vídeo!
Para conferir mais conteúdos sobre fotografia e audiovisual, acompanhe nosso blog!