Apesar das redes sociais serem tão acessíveis hoje em dia, isso não significa que seja simples trabalhar com elas na divulgação de algum produto ou serviço. Pensando nisso, nós elaboramos um conteúdo para ajudar você a apresentar produtos no Instagram, a rede social que conta com mais 69 milhões de usuários no Brasil.
Técnicas para fotografar melhor
Para divulgar seus produtos, eventos ou qualquer outro acontecimento relacionado ao seu negócio no Instagram, aplique as seguintes técnicas para ter resultados melhores.
Considere a regra dos terços
Ao definir o assunto, enquadre-o nos pontos de intersecção das linhas da grade da câmera que dividem a foto. Isso é importante para balancear melhor os elementos que a compõe.
Destaque o assunto com os espaços
Para dar ênfase e destacar seu assunto, é interessante inserir, ao seu redor, espaços que possam valorizá-lo.
Faça uso das linhas principais
Inconscientemente, a mente das pessoas perseguem linhas nas fotografias. Saber usá-las é um diferencial para conseguir atrair atenção para o assunto desejado na sua estratégia.
Explore a iluminação em diferentes momentos
Isso é básico para qualquer fotógrafo iniciante. Saiba aproveitar a iluminação natural em suas fotografias de produtos. É preciso testar bastante, mas os resultados vão lhe surpreender. Em caso de fotos noturnas, arrisque com luzes de neon, abajures e até mesmo com algum filtro do seu smartphone.
Depois de fotografar, algumas edições podem ser necessárias
Fotografias feitas, é hora de editá-las. Mesmo que as fotos tenham saído do jeito que você queria, é possível tudo mais interessante antes de publicar no Instagram.
Aplique zoom ou corte sua imagem
Uma vantagem das câmeras digitais, é poder testar diferentes formatos de antes de apresentar produtos no Instagram. Mude os níveis de zoom e os ângulos das suas fotografias e faça cortes para apresentá-la em diferentes formas.
Melhore suas fotos com a “varinha mágica”
Ao fotografar com seu smartphone, clique na foto criada e depois em editar. Você verá um ícone que se parece com uma varinha mágica. Trata-se de um aplicativo interno chamado Lux. Com ele você melhora a luz das sombras, o contraste e escurece as áreas demasiadamente claras.
Alinhe os filtros com o assunto que você quer compartilhar
Cores dizem muitos sobre sentimentos e estado de humor, portanto, podem ser usados de acordo com o produto ou serviço a ser mostrado. Quais filtros combinam, por exemplo, com a foto de produtos esportivos?
Destaque as cores de acordo o seu produto
Manipular o contraste e saturação altera intensidade das cores e isso pode ser interessante para apresentação de diversos produtos. Dependendo do que for, reduzir o tom é uma alternativa oportuna.
Tudo é sobre o seu assunto, então ele precisa se destacado
Duas opções são boas para isso: se o seu produto estiver no centro da foto, adicione uma vinheta para escurecer as laterais da foto ou desfoque o fundo. Com certeza seu assunto será destacado!
4 dicas para apresentar produtos no Instagram em vídeos
Se você chegou aqui, temos mais dicas valiosas para você. Agora, para profissionalizar seus vídeos!
A primeira impressão deve ser ótima
Escolha uma capa para o vídeo que seja atraente e que transmite a essência do seu conteúdo. Você consegue escolher, no seu smartphone, na parte inferior do aplicativo da câmera. Inclusive dá para adicionar um filtro.
Os 5 primeiros segundos são fundamentais para atrair atenção
As pessoas não vão esperar 10 segundos para ver seu vídeo mostrar algo interessante. O mais importante do seu conteúdo deve estar nos 5 primeiros segundos! Seja certeiro!
Seu produto deve estar focado
Quando começar a filmar, clique na tela sobre o seu produto ou assunto. Ele deve estar focado durante toda a gravação para atribuir mais profissionalismo ao seu vídeo.
Use tripés
Para estabilizar sua fotografia e filmagem, considere o uso de um tripé ou qualquer outro objeto que mantenha sua câmera ou smartphone fixos. Seu produção será valorizada por isso!
Pronto para colocar todas essas dicas em práticas? Você não precisa de super equipamentos para apresentar produtos do Instagram com qualidade, mas um curso pode ajudá-lo a se profissionalizar. Conheça o curso de Fotografia e Vídeo para negócio com Smartphone para aprender mais e ter sucesso com seu negócio nas redes sociais!
Visite nossa sede em Florianópolis, saiba mais sobre nossos cursos, e para conferir mais conteúdos sobre fotografia e audiovisual, acompanhe nosso blog!