Autora: Professora Stephanie Barcelos – Curso de Estratégias em Mídias Digitais
O mercado investe em Branding a fim de gerar rentabilidade, identidade, influência de consumo, entre outros aspectos, pois é através dele que se faz de uma marca parte da cultura das pessoas.
Mas e o posicionamento da marca? O posicionamento é um tema relacionado ao branding, que através de estratégias posiciona o produto na mente do consumidor, se diferenciar do concorrente e desenvolve referência positiva. A pergunta acima poderá ser respondida de forma verdadeira, se tiver PROPÓSITO. Muito se fala nesta palavra, mas é necessário ter o real significado de quais são os verdadeiros ideais da marca.. algo que vai além de ganhar dinheiro.
Para transmitir o verdadeiro “eu”, é preciso ter o interesse genuíno e ser guiado pela sinceridade e compromisso com o consumidor. De nada adianta, por exemplo, criar uma campanha para se posicionar como uma marca que acredita e levanta a bandeira do empoderamento da mulher, desenvolvimento sustentável, igualdade racial e no ambiente interno da empresa, colaboradores reproduzirem, machismo, produção desnecessária de lixos e descarte de poluentes, racismo e tal. O público em algum momento vai reconhecer esses pontos e perceber que tudo não se passava de uma farsa.
Lembre-se, que, para o propósito ocorrer de maneira integrada dos bastidores ao mercado não há uma receita pronta, é algo que vem dos valores internos, algo que vai amadurecendo com o tempo.
PROPÓSITO – Vem do “coração” da marca.
POSICIONAMENTO – Vem da estratégia a fim de anunciar o
que é verdadeiro de dentro pra fora.