Quer saber tudo sobre a profissão de videomaker? Este artigo é pra você!

Share on twitter
Share on linkedin

Há alguns anos atrás, se lhe dissessem que um videomaker seria super requisitado, você certamente desconfiaria. Mas nos últimos anos, os vídeos tomaram conta da internet, especialmente em estratégias de marketing. No entanto, é saber produzi-los bem e é aí, que um profissional se destaca. Saiba mais, neste artigo, sobre a profissão de videomaker.

Videomaker ou Filmmaker?

Filmmaker é o profissional que produz filmes. Sejam curtas, médias ou longa-metragens, é uma pessoa que cria narrativas voltadas para a indústria cinematográfica. Além disso, ele não faz o trabalho sozinho. Profissionais, como diretores, roteiristas e editores audiovisuais, o auxiliam nessa atividade.

A principal diferença é justamente o fato de um videomaker trabalhar, na maioria das vezes, sozinho. Produção, criação e edição de um vídeos, são feitos somente por esse profissional. Lidam com todas as etapas de produção, usufruem de uma estrutura mais sucinta e lidam com muitos perrengues. Portanto, é imprescindível ser muito organizado.
Depois de ganhar notoriedade a partir dos anos de 1990 com a popularização dos videoclipes e, claro, com a desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos de captação audiovisual, a profissão têm ganhado cada vez mais terreno na produção de vídeos de conteúdos para a web. Isso exige, além das habilidades técnicas, atenção à tudo o que acontece no mundo.

O que um videomaker precisa fazer?

Como dissemos, muita são as funções de um videomaker. Será que você toparia assumir essa função? Veja o que esse profissional faz.

Pré-produção

Etapa de planejamento do projeto. O videomaker participa das reuniões para decidir quais ideias devem estar na produção. Em seguida, é preciso elaborar o briefing para estruturar o projeto, o que é fundamental para decidir quais equipamentos serão necessários.

É nessa etapa que o roteiro é criado. Nele devem constar as orientações necessárias para a produção do vídeo.

Produção

É hora de criar o vídeo. O videomaker deve seguir o roteiro e organizar todo o set para filmagem, como o posicionamento de câmeras e iluminação. 

Direção de cenas também é com esse profissional, apesar de ele poder trabalhar também com auxiliares nessa função. Isso é recomendável para diminuir eventuais erros.

Pós-produção

Nessa etapa, o profissionalismo exigido é elevado. Provavelmente o vídeo produzido irá precisar ser editado. Um bom videomaker verifica se a produção foi feita de acordo com o planejado e parte para a edição, sem esquecer de desmontar o cenário ao finalizar a etapa anterior.
Durante a edição, é hora de fazer cortes de cenas, melhorar a qualidade da imagem, áudio e adicionar efeitos especiais. Lembra do roteiro produzido lá na primeira etapa? Ele deve continuar à vista do videomaker aqui também.

Quando essas tarefas acabarem, é o momento de compartilhar o conteúdo. Mas, primeiro, o videomaker faz a exportação e revisa novamente para conferir se nada passou batido.

Ufa, bastante coisa, não?

O que o futuro reserva para a profissão de videomaker?

É muito promissor o mercado para o videomaker. Suas oportunidades acompanham o crescimento dos vídeos na internet, e eles têm sido cada vez usados por empresas nas suas estratégias de marketing.

Quatro estatísticas divulgadas recentemente na Video Marketing Statistics 2020, ajudam a entender esse cenário.

  • 85% dos negócios usam vídeo como uma ferramenta de marketing.
  • 99% daqueles que usaram vídeo em 2019, afirmaram que em 2020 continuam a fazê-lo.
  • 92% dos publicitários afirmam que o vídeo é importante para a estratégia de marketing.
  • 85% das estratégias com vídeo utilizam o YouTube.

Portanto, se você está considerando apostar nessa profissão, as oportunidades são muitas!

Mas claro, é preciso ter uma boa qualificação e nós da Áurea Fotográfica oferecemos, em Florianópolis, o curso de Vídeo e YouTube para negócios, onde ensinamos tudo que a profissão de videomaker exige! Conheça!

Para conferir mais conteúdos sobre fotografia e audiovisual, acompanhe nosso blog!

Deixe sua resposta

WhatsApp chat