Presente para terceira idade: 3 ideias para fugir do óbvio

Assim como você, várias pessoas têm dúvidas sobre o que dar de presente para terceira idade. 

Seja avô, avó, pai, mãe ou qualquer pessoa que tenha mais de 60 anos, a primeira dica é: esqueça os chinelos, pijamas ou xícaras. Eles até são úteis, mas você pode ter mais criatividade.

Hoje em dia, muitas pessoas que estão na terceira idade são ativas e querem viver diferentes experiências! 

Por isso, seja no Natal, Dia dos Avós ou em aniversários, vale a pena investir no presente. Neste post, confira três ideias para fugir do óbvio na hora da surpresa. 

Antes de comprar presente para terceira idade

Lembre-se que existem muitas pessoas de 60, 70, 80 anos ou mais que são independentes. Ou seja, podem até enfrentar dificuldades em decorrência da idade, mas realizam diversas atividades sem precisar de ajuda.

Isso porque com o aumento da expectativa de vida, essa população tende a continuar ativa, trabalhando, viajando e aprendendo sobre vários temas pelos quais se interessam.  

Aliás, Santa Catarina é o estado brasileiro com a maior expectativa de vida: 79,9 anos, de acordo com dados do IBGE de 2019.

Por essa razão, sempre que possível, considere investir um pouco mais em um presente para terceira idade que além de útil, seja significativo. Algo que possa contribuir com a autonomia e o empoderamento da pessoa idosa que muitas vezes não é vista como uma pessoa com direitos e desejos comuns.

3 dicas de presentes diferentes

Cada pessoa tem o próprio gosto, mas se considerarmos que 97% dos idosos acessam a internet – segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) de 2021 – a tecnologia faz parte da vida das pessoas com mais de 60 anos tanto quanto dos mais jovens.

Bom, tendo isso em mente, hora de escolher o melhor presente para terceira idade! 

1. Curso de fotografia com smartphone para a terceira idade

A pessoa que você quer presentear tem um celular com câmera, mas não faz ideia de como tirar uma foto e enviar para alguém? Ela sempre pede ajuda, mas você não consegue dar atenção? Então, invista em um curso que dê essa autonomia a ela.

No curso de fotografia com smartphone para a terceira idade da Áurea Fotográfica, os alunos aprendem princípios básicos da fotografia, iluminação, recursos das câmeras dos celulares e como compartilhar nas principais redes sociais.

As aulas são presenciais e a turma tem, no máximo, oito alunos. Tudo para facilitar o aprendizado. E não é preciso ter nenhum conhecimento prévio, o professor é preparado para dar toda a atenção necessária, não importa a dificuldade apresentada.

A inclusão digital e social é fundamental e por mais amor que você tenha, sabemos que muitos filhos e netos não conseguem ter tempo e paciência para ensinar.

Imagine sua mãe se sentindo segura e confiante para registrar e até compartilhar fotos criativas de onde ela estiver?!

2. Smartphone

Agora, se a pessoa que você quer presentear ainda não tem um smartphone, ou, se o modelo de celular que ela tem não anda funcionando bem, proporcione essa mudança. 

Aliás, se possível, faça uma união do smartphone com um plano de conexão à internet.

Geralmente, o que está por trás desse tipo de presente é a comunicação e a sensação de proximidade. Basicamente, a possibilidade dos seus pais ou avós manterem contato com amigos e família facilmente. 

3. Aparelho de assistente de voz 

Já pensou em dar de presente um assistente de voz? Também chamado de smart speaker, esse tipo de dispositivo inteligente pode ser útil em casa. 

Com um pouco da sua atenção e ajuda no início, a pessoa com mais de 60 anos pode pedir ao assistente que toque uma música que ela goste, faça uma busca específica na internet, conte uma história… Também é possível programar o dispositivo para emitir lembretes sonoros de compromissos agendados. 

Ideia bônus: viagem dos sonhos 

Using smart phones. Modern mature man and woman laughing while using their fancy smart phones

Ainda não sabe qual o melhor presente para terceira idade? Então, que tal uma viagem com tudo pago?!  O estilo você escolhe de acordo com o perfil da pessoa. Pode ser uma nova lua de mel para os seus pais, uma excursão em grupo, uma viagem em família, opções não faltam. 

Aliás, se a pessoa já tiver feito um curso de fotografia aqui na Áurea, vai poder registrar os melhores momentos da viagem sem dificuldades.

Para além das dicas acima, é fundamental que você não esqueça do maior presente de todos: o amor. Fazer-se presente na vida das pessoas, seja por uma mensagem escrita, áudio no celular ou um tempo (mesmo que curto) juntos, pode ser o toque especial da sua surpresa. 

Então, já escolheu o presente? Aproveite e compartilhe este texto com seus amigos e família! 

E se gostou das dicas, aproveite para ler outros conteúdos do blog e seguir nossos perfis nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Deixe sua resposta