Principais estilos de ensaios fotográficos

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Há muitos estilos de ensaios fotográficos, cada um com suas particularidades e exigências técnicas. Por isso, antes de oferecer esse serviço, é fundamental conhecer bem cada um dos estilos.

Neste post, conheça os principais estilos de ensaios fotográficos, suas características e vantagens.

Principais estilos de ensaios fotográficos

Entre ensaios externos e internos, muitas são os tipos de ensaios fotográficos para você fazer. Conheça, a seguir, os principais deles.

Leia também: Entenda como funciona a Proporção Áurea na fotografia

Ensaios Externos

Ensaio de viagem

Este é para quem gosta de conhecer diferentes lugares por aí. Já imaginou como seria um ensaio em Moscou, Rio de Janeiro ou em Buenos Aires? Demais, né?

Para esse estilo de ensaio, é preciso ser criativo e escolher bem os lugares nas viagens para o ensaio. A dica é planejar um roteiro pensando onde seria interessante fotografar

Vantagens

  • É um ensaio marcante, em algum lugar especial para seu cliente;
  • Permite explorar diversos pontos turísticos gratuitos;
  • Oportuniza a produção de muitas fotos;
  • Atende diferentes perfis de pessoas, principalmente os casais.

Ideias de temas

Se a viagem for numa cidade antiga, explore sua arquitetura e outros aspectos culturais locais. Se você se atentar a eles, terá uma ampla opção de temas seja onde for.

Ensaio urbano

Toda cidade é um cenário a ser explorado! Você pode fazer ensaios fotográficos em espaços públicos, como museus, igrejas, cafeterias, restaurantes, pontes, monumentos históricos, ruas, edifícios, estações de metrô, etc.

A dica é criar uma narrativa com seus clientes nos locais escolhidos para fotografar. Se eles forem ecléticos, você pode criar um roteiro em lugares totalmente diferentes entre si.

Vantagens
  • Atende diferentes perfis, em ensaios individuais ou de casais;
  • Temas diversos são possíveis, do perfil clássico até o mais alternativo;
  • Grande quantidade e variedade de fotos;
  • Locações gratuitas.
Ideias de temas

Nas cidades as pessoas comem, se divertem, praticam esportes, andam de carro, moto, patins e bicicleta, levam seus pets para passear. Utilize esses elementos e veja como as opções de fotos se multiplicam.

Ensaio na natureza

Muitas pessoas preferem lugares onde a natureza predomina, como praias, florestas, campos e cachoeiras. Seus clientes podem ser fotografados interagindo com esse ambiente ou você pode criar uma situação, como um piquenique.

Uma dica é  pensar num lugar rico para fotos de diferentes ângulos ou com diversas atrações naturais próximas uma das outras

Vantagens

  • Liberdade para fotografar;
  • As locações são gratuitas;
  • Permite aproveitar os fenômenos da natureza, como o pôr do sol;
  • Atende diferentes perfis de pessoas.

Ideias de temas

O ensaio na natureza permite explorar a locação e os interesses do seu cliente. Você pode acender uma fogueira ou usar automóveis rurais para como elementos, aproveitar uma cachoeira, trilhas, fazendas, animais e colinas.

Ensaios Internos

Ensaio casual

O ensaio casual é um dos estilos mais versáteis. É procurado tanto por indivíduos como por casais, em ensaios sensuais, românticos e também descontraídos.

Use diversos elementos que se relacionam com o cliente e com o ambiente para aumentar o número de fotos.

Vantagens

  • É voltado para todos os perfis, e uma ótima opção para pessoas mas tímidas;
  • Ótima opção para fotos sensuais e intimistas;
  • Permite a troca rápida de roupa e maquiagem;
  • Elementos próprios da casa podem ser usados.

Ideais de temas

Seja em casa ou num hotel, é legal criar cenas cotidianas para fotografar: pessoas bebendo um vinho à mesa, assistindo filmes, cozinhando ou tocando algum instrumento, são algumas sugestões.

Ensaio no estúdio

Alugar ou montar um estúdio pode não ser a primeira opção para muitos, mas os ensaios nesse estilo são bastante procurados. Para fotografar nesse espaço, é necessário ter experiência com a câmera e dominar o uso de equipamentos de estúdio.

Se compararmos com os ensaios externos, o estilo de ensaio no estúdio rende menos fotografias. Para aproveitar ao máximo, uma dica é combinar o uso de luz natural com a luz em flash ou led. 

Vantagens
  • Praticidade para troca de roupa, cenário, elementos e luz;
  • Serviço de maquiagem e cabelo disponível a qualquer momento;
  • Maior comodidade para o cliente;
  • Não depende de condições climáticas para ser feito.

Ideias de temas

Recém nascidos, crianças e gestantes são ensaios bem comuns nesse estilo. O tema varia de acordo com o desejo do cliente, mas é preciso equilibrar o uso de elementos para não perder o objetivo da foto, que é sempre a pessoa.

Leia também: Está começando na fotografia? Veja o que um fotógrafo iniciante precisa saber!

Escolha seu estilo e faça seu primeiro ensaio

Agora que você conhece os principais ensaios fotográficos, decida qual o seu preferido e comece a praticar. E para fazer um bom trabalho, nada melhor do que aprimorar suas técnicas com quem entende.

A Áurea Fotográfica oferece três cursos fundamentais para você que deseja ser tornar um profissional nos ensaios fotográficos:

Com sede em Florianópolis, a Áurea conta com os melhores professores e oferece uma ampla estrutura para você aprender com excelência. Conheça agora mesmo os cursos e matricule-se já! 

Deixe sua resposta