Como fazer vídeo para o Youtube e outras redes sociais?

Para saber como fazer vídeo para o Youtube e outras redes sociais como Instagram, Pinterest, Facebook ou TikTok, é preciso ficar por dentro de alguns fundamentos que vão ajudar você em qualquer tipo de gravação.

E não importa se você tem câmera profissional ou pretende fazer tudo usando apenas o smartphone. Bons equipamentos podem ajudar, mas é o planejamento e a atenção a detalhes como luz e som que vão fazer toda a diferença no resultado final.

Neste post, confira o passo a passo para criar conteúdos em vídeos que vão além dos templates prontos de aplicativos!

5 passos para fazer bons vídeos para redes sociais

Se você está começando a gravar vídeos, não se preocupe em fazer tudo de modo perfeito logo de primeira, o importante é dar o primeiro passo. Vamos lá?! 

1. Defina o título e escreva um roteiro do vídeo

Você pode adorar improvisar, mas se você quer saber como fazer vídeo para o Youtube, é importante pensar (e escrever) um título atrativo. E mais, no que será falado no vídeo (roteiro).

Faça esse planejamento antes de gravar. Pode ser no papel, num documento do word, enfim. Estruture sua ideia. Esse processo é interessante porque permite que você defina melhor seus objetivos e tenha ideias novas no meio do caminho.

Uma dica legal é olhar alguns concorrentes. Observe o que eles estão fazendo e também o que eles não estão fazendo. Reflita sobre o que você pode falar e que vá de encontro às dores e necessidades do seu público.

2. Faça um checklist dos equipamentos

Você realmente não precisa ter uma câmera profissional, mas é importante checar se tem alguns itens básicos.

Câmera/Smartphone – avalie o posicionamento da câmera e a imagem. Cada rede social possui um formato de vídeo recomendado, vai de você verificar qual deseja.

Porém, lembre-se que pode ser mais conveniente gravar na horizontal. Depois, é só fazer “cortes laterais” na edição (contanto que nenhuma informação visual seja perdida) para mudar o formato para a vertical, por exemplo.

Microfone – faça um teste, filme algo apenas para testar a captação de som. Você conseguiu articular bem as palavras ou algo ficou meio difícil de entender? Há muito ruído?

Há editores que possuem recursos que ajudam a melhorar o áudio. Mas lembre-se, quanto mais cuidado você tiver na gravação, menos você terá que se preocupar em corrigir depois. Alguns apps com certeza ajudam, mas nenhum deles fará milagre se o áudio estiver muito ruim. 

Iluminação – assim como na fotografia, a luz também é importante para gravar vídeos. Se você aparecer no vídeo, evite ficar contra a luz, como de costas para uma janela que bate luz do sol, por exemplo.

3. Avalie o ambiente de gravação

Você vai gravar vídeos em um ambiente externo ou interno? À noite ou durante o dia? A escolha interfere diretamente nos cuidados que citamos antes, como a influência e a importância da luz e a captação de som.

Considere tudo de acordo com o seu objetivo, até mesmo as cores do cenário.

Se você tem uma empresa de jardinagem, gravações externas podem fazer todo sentido e, por isso, exigem alguns cuidados extras. Se quer mostrar roupas da sua boutique, o próprio ambiente da loja já será um bom cenário.

4. Grave e edite o vídeo

É comum que as pessoas tenham medo de gravar vídeos, mas isso pode ser superado!

Aliás, se errar alguma palavra durante a gravação, pause, respire fundo e repita a frase. Você não precisa começar tudo desde o início, a edição está aí para isso!

Inclusive, lembra da dica número 1? No roteiro que você fez lá atrás, você pode ter previsto alguns apontamentos para a edição do vídeo. Por exemplo, na hora que o produto “x” é citado, a imagem do produto aparecerá na tela. Em outras palavras, na hora de editar, tenha o roteiro em mãos.

5. Publique e fique de olho nas métricas

Agora que você já conhece as principais dicas de como fazer vídeo para o Youtube ou qualquer outra rede social, está na hora de publicar. Mas até mesmo nesse momento é preciso ter alguns cuidados.

O Youtube, por exemplo, exige algumas boas práticas de Search Engine Optimization (SEO). Que de maneira bem básica, é uma forma das pessoas encontrarem seu vídeo mais facilmente quando fizerem uma busca.

Escolher uma palavra-chave principal, usá-la no título do seu vídeo e colocar #hashtags alinhadas ao tema estão entre as recomendações.

Por fim, avalie a performance. Seja no Youtube, no Instagram ou em qualquer outra rede, observe quantas visualizações ele teve, curtidas, comentários, etc. Essa análise vai ajudar você a entender sobre o que o público gostou (ou não).

Por que aprender a como fazer vídeo para o Youtube e outras redes sociais?

Se você utiliza alguma rede social e não assistiu a pelo menos um vídeo hoje, é provável que isso ocorra até o final do dia. Afinal, estamos na era dos vídeos, principalmente os curtos.

A criação do Reels pelo Instagram e do Shorts pelo Youtube são prova disso e todos foram impulsionados pelo fenômeno TikTok.

O fato é que seja para registrar um momento de lazer ou alavancar uma marca, os vídeos fazem parte da nossa vida.

Aliás, quando focamos na inserção deles em estratégias de marketing isso fica mais evidente. No segundo semestre de 2020, uma pesquisa da Wizowl mostrou que 66% das pessoas preferem vídeos a textos sobre produtos e serviços.

Além disso, conforme um levantamento do Google de 2021, 70% dos entrevistados compraram de marcas que descobriram no Youtube. 

Portanto, se você tem algum negócio e quer investir em uma boa divulgação, vale a pena trabalhar com vídeos.

Faça cursos de fotografia e vídeo

A Áurea Fotográfica – escola de fotografia localizada em Florianópolis (SC) – possui um curso presencial de fotografia e vídeo para negócios. Com ele você aprende a produzir não só vídeos, mas fotos com qualidade.

Afinal, por mais que os vídeos estejam em alta, isso não significa que você tenha que fazer apenas vídeos para atrair clientes, é mais viável e recomendado ter equilíbrio. E o melhor, você não vai ficar só na teoria, durante as aulas, haverá práticas para fixar os conteúdos de enquadramento e luz.

Saiba mais sobre o curso de fotografia e vídeo para negócios da Áurea Fotográfica!

Agora, se você é um profissional da fotografia ou uma pessoa que já domina os conceitos fundamentais de operação da câmera fotográfica, vale a pena investir numa formação mais completa. Principalmente se você quer produzir diferentes tipos de vídeos profissionais.

O curso presencial de videomaker da Áurea Fotográfica é o mais indicado para o seu perfil. 

Isso porque você vai aprender do roteiro à análise de métricas por um valor justo. Ou seja, terá uma formação completa e prática.

Veja mais sobre o curso presencial de videomaker da Áurea Fotográfica!

Deixe sua resposta