No fim de junho, o Facebook lançou uma nova função para o aplicativo Instagram, no Brasil: o Reels. Este recurso, une o modo “Cenas” – em testes no país desde o ano passado – com vídeos curtos e editáveis. A ideia da gigante das mídias sociais, é competir com o aplicativo chinês TikTok, que vem conquistando cada vez mais usuários brasileiros.
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Certo é que agora há mais uma alternativa para compartilhamento de conteúdo, e que pode aumentar o seu alcance no Instagram.
Quer saber como usar Reels do Instagram para negócios? Acompanhe este artigo!
Quais os recursos do Reels?
O Reels é uma função para criação e edição de vídeos de até 15 segundos, compartilháveis nos Stories, na aba Explorer e no Direct.
A edição oferece opções de inclusão de músicas ou áudios da biblioteca do Instagram; adição de filtros e efeitos, também já existentes no aplicativo; ajuste de velocidade dos quadros do vídeo; uso de temporizador e contagem regressiva, úteis para gravações com as mãos livres ou para sincronizar a gravação com o áudio escolhido, e a ferramenta de edição, para fazer cortes, adicionar novas cenas com trechos diferentes e ordená-los como desejado.
Como usar o Reels?
Siga as seguintes orientações para usar o Reels no Instagram.
- Ao abrir o aplicativo do Instagram no seu smartphone, abra a câmera.
- Selecione a opção Reels, disponível na parte de baixo da tela, onde os modos Story e Ao Vivo também aparecem.
3. Ao fazer isso, o Menu do recurso irá aparecer no lado esquerdo tela: Áudio, Velocidade, Efeitos e Temporizador.
Áudio: a biblioteca de música irá surgir, com opções de músicas e áudios para serem selecionadas.
Velocidade – Speed: escolha a velocidade de reprodução do vídeo.
Efeitos – Effects: selecione algum filtro ou efeito especial.
4. Temporizador –Timer: defina a duração do clipe.Para gravar, pressione o botão central na parte inferior da tela. Ao concluir um vídeo antes do tempo máximo – 15 segundos – é possível ajustá-lo. Para isso, selecione-o a seta para a esquerda, na parte inferior da tela.
5. Após a gravação, uma nova ferramenta irá aparecer no menu: Alinhar – Align. Ela é cria uma silhueta para que você consiga manter o enquadramento e saber onde sua cena anterior parou.
6. Ao terminar a edição do vídeo, clique na seta para a direita para avançar. Nesse momento, é possível desenhar, escrever e aplicar outros recursos de edição.
7. Hora de publicar seu vídeo! Após adicionar legendas e hashtags, avance e escolha onde você quer compartilhar o conteúdo. Se no seu feed, stories ou, se for uma conta pública, no Explorer.
Uso do Reels do Instagram para negócios
A grande novidade do Reels é sobre o compartilhamento. No TikTok, uma publicação é exibida para todos os usuários do aplicativo. Já no Instagram, o conteúdo é distribuído, principalmente, entre seguidores dos usuários.
Com os Reels, se você tiver uma conta pública, seu vídeo pode ser apresentado na aba Explorer. E aí está uma oportunidade de atingir uma maior audiência!
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Metade dos usuários já consomem conteúdos no Explorer para descobrirem novos perfis e interesses. Isso deve aumentar com o Reels, pois é de interesse do Facebook que as pessoas usem essa ferramenta e, com isso, o alcance orgânico de uma conta tende a se tornar maior.
Uma das vantagens de publicar Reels, é que ele fica disponível no seu Feed por quanto tempo você quiser, ou seja, sua visibilidade é maior que os stories.
Lembramos, também, que há um campo para inserção de hashtags, o que deve ser levado em consideração. Ao compartilhar um Reels com determinada música, hashtag ou efeito, ele pode aparecer em páginas dedicadas quando outra pessoa clicar nessa música, hashtag ou efeito.
Portanto, agora você pode produzir conteúdos somente para aqueles que já seguem sua página, através da publicação no seu feed, para pessoas ou grupos mais restritos, no direct e para um público geral, no Explorer, com o objetivo de atrair novos seguidores.
Não perca a oportunidade de alavancar seu negócio com o Instagram! Use o Reels!
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